Educação Emocional: Treino de Competências

As crianças e os jovens deparam-se frequentemente com situações desafiantes, com as quais poderão apresentar dificuldades em gerir pela dificuldade em processar e gerir a complexidade das emoções. Muitas vezes não estão familiarizadas com as situações, o que dificulta recorrerem a estratégias adequadas ou experienciar situações de forma harmoniosa.

Exemplos destas situações dão-se, por exemplo, quando ocorrem problemas familiares, divórcio, perdas, no caso de experiências negativas. O mesmo acontece com experiências esperadas como positivas, como momentos de prazer, nascimento de irmãos, relações com os pares, nas quais não conseguem tirar partido delas.

A Educação Emocional surge com o intuito de dotar as crianças de competências para lidar as suas emoções, compreender e ajustar comportamentos, melhorar relações sociais e potenciar o seu desenvolvimento pessoal desde cedo.

A população-alvo destas aulas são crianças a partir dos 4 anos, sendo os temas adaptados a cada idade ou outros fatores considerados relevantes.

A experiência adquirida neste projeto tem demonstrado um resultado extremamente positivo. As crianças estabelecem laços fortes e mostram evolução positiva na capacidade de refletir. Os encarregados de educação também fazem parte do processo, envolvendo-se com reuniões e recebendo uma apreciação individual de cada aluno.